POR LUCIENE BRAGA
O ator global Marcello Novaes, 48 anos, perdeu a carteira de motorista em uma blitz da Operação Lei Seca na madrugada de domingo. Segundo agentes que conduziam a operação, ele foi parado às 4h50 na Estrada Lagoa-Barra, quando retornava da Barra da Tijuca em direção à Zona Sul. “O ator se recusou a soprar o bafômetro, teve o documento de habilitação apreendido e ainda teve que chamar alguém para levar o seu carro para casa”, detalhou o major Marcos, após a operação.
Assim como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que passou pela mesma situação em uma das operações do Rio no mês passado e não quis se submeter ao teste do bafômetro, o ator terá de pagar uma multa no valor de R$ 957,69. Pela Lei Seca, recusar-se a fazer o teste é equivalente, em termos de punição administrativa, a admitir que bebeu antes de dirigir; por isso, ele levará 7 pontos e a multa.
No ar como o gago Quiquiqui da novela das 18h, ‘Cordel Encantado’, o ator foi procurado pela reportagem de O DIA, mas não atendeu às chamadas telefônicas.
1.102 TESTES EFETUADOS
Nas ações da Operação Lei Seca da noite de sábado e madrugada de domingo, no estado do Rio, 1.272 motoristas foram abordados, 279 foram multados e 167 tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes efetuaram 1.102 testes com o bafômetro — Marcello estaria entre os 170 que se recusaram a soprar o equipamento.
Desde que a Lei Seca foi lançada, em 19 de março de 2009, 467.387 motoristas foram abordados, 79.529 multados e 33.801 tiveram a carteira apreendida. Os agentes efetuaram 439.688 testes com o bafômetro. Outros que já perderam a habilitação nessas operações foram os jogadores Romário e Adriano e o ator Dado Dolabella.
- Serviços ligados a habilitação não funcionam hoje
Motoristas que agendaram horário para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para hoje não poderão ser atendidos pelo Detran. Segundo o órgão, todos os serviços referentes à CNH vão operar precariamente, devido a “ajustes sistêmicos na base nacional”. Quem não for atendido terá até cinco dias para comparecer ao Detran sem precisar fazer agendamento.
Esses ajustes serão efetuados pelo Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro), que deverá incluir um novo procedimento para oficializar a substituição das antigas carteiras de motorista sem fotos pelas modernas — com fotos digitalizadas.
“Os clientes com agendamento para o início do expediente da manhã desta segunda-feira não serão prejudicados: eles terão cinco dias para, sem ônus, serem atendidos no posto onde requereram o serviço”, orienta nota divulgada pelo Detran.
ACOMPANHAMENTO PELO SITE
Mas é preciso ficar atento sobre o andamento da operação porque até ontem ainda não havia informação sobre quando a situação será normalizada. O Detran-RJ esclareceu que vai avisar aos clientes por meio de sua página na Internet sobre o funcionamento parcial dos serviços. Também vai atualizar sobre a retomada da atividade por meio de seu site
Nenhum comentário:
Postar um comentário